segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Guerra de preços, sua empresa está preperada?


















Vivenciamos atualmente em nosso mercado uma situação de competitividade nunca vista.Empresas dos diversos elos da cadeia de distribuição estão atuando de forma extremamente agressiva para conquistar maior participação junto aos clientes. Percebemos neste ‘’vale tudo’’ que virou nosso mercado, fabricantes tradicionais antes focados em seus segmentos também atuando em outras linhas totalmente incompatíveis até com sua linha de produção.

Naturalmente que, todas as empresas podem e devem procurar alternativas de melhora em seu mix de produtos, além de implantar novas estratégias para ampliar o faturamento e a lucrativa. Porém, o que mais tem preocupado a maioria dos empresários é que toda esta movimentação de fabricantes e distribuidores em busca de novos espaços tem gerado alguns segmentos a chamada ‘Guerra de preços’.
- Praticar menores preços;
- Ampliar carteira de clientes;
- Aumentar a participação de mercado
É a sequência natural imaginada pelas empresas quando se parte para chamada guerra dos preços.Entretanto, o que temos percebido em nosso mercado é que aumenta cada vez mais a quantidade de empresas despreparadas enfrentamento séries dificuldades por conta desta ação.
A estratégia do preço baixo é uma ferramenta que só deve ser adotada após amplo estudo das consquências que afetarão seus negócios.
Baixos níveis na qualidade dos produtos, alto risco de inadimplência, baixa qualidade no atendimento e margens de lucro reduzidos são apenas alguns riscos potenciais que a empresa corre ao partir para guerra dos preços.
Será que qualquer empresa pode assumir estes riscos e se dar bem numa eventual política de preços baixos?


Fonte: Walter Hélio – Revista MOTOMAGAZINE, Ed. 56 pág 74

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