O Brasil deixou de ser apenas referência em Carnaval, o país da Amazônia, do futebol, das empresas internacionais, como Petrobrás, Embraer e Vale, que muito nos orgulham, para ser referência em tecnologia e mercado digital.
Ocupando o sétimo maior mercado de TI no mundo, os bancos brasileiros são os mais inovadores nessa área, nossas eleições são informatizadas (com o resultado saindo quase que instantaneamente). Temos produtos, empresas e profissionais de destaque em todo o ecossistema da tecnologia mundial.
Exatamente por isso, em muito em breve o Brasil será um dos três centros globais de tecnologia para pesquisa e desenvolvimento no mundo, disputando essa posição com a India e China, perdendo apenas para os EUA e o Japão.
Por outro lado e apesar de todo esse “boom brazuca”, infelizmente ainda temos vários problemas: legislação tributária ultrapassada, leis trabalhistas impeditivas e pouco ou quase nenhum apoio governamental (Federal, Estadual e Municipal).
Para completar os desafios, li uma nota em que o Ministério do Trabalho informava que não estamos formando engenheiros e bacharéis em ciências da computação com rapidez suficiente para atender este crescimento e demanda. Precisamos de gente qualificada e com boa formação.
Os empreendedores, no entanto, estáo fazendo cada vez melhor a sua parte e têm colaborado bastante com iniciativas independentes e projetos tão bons quanto os similares nos grandes centros no mundo. Isso também tem atraído cada vez mais a atenção de investidores para o Brasil.
(Via @JoaoKleper - dinheirama.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário