O presidente norte-americano Barack Obama assinou uma ordem executiva hoje (20), dizendo que seu governo vai adotar diversas medidas para estimular o turismo no país, com destaque especial para a atração de turistas chineses e brasileiros. A ordem visa criar mais chances de emprego e promover o crescimento econômico norte-americano.
Segundo a assessora de alto nível do presidente, Valerie Jarrett, diversos departamentos governamentais do país vão cooperar intimamente para encurtar o tempo de espera para a obtenção do visto turístico para menos de três semanas. Essa medida será realizada principalmente em países como China e Brasil.
"É muito importante elevar a eficiência da liberação do visto para turistas chineses e brasileiros. Prevemos que até o ano de 2016, o número total de turistas chineses nos EUA terá um crescimento de 135% e a quantidade de turistas brasileiros vai crescer 274%, em comparação à cifra de 2010. Além disso, segundo estatísticas do Ministério de Comércio dos EUA, um chinês gasta 6 mil dólares por viagem e um brasileiro, 5 mil dólares."
Em 2011, mais de 1 milhão de chineses emitiram pedidos de visto para os EUA, cujo crescimento atingiu um terço em comparação com o ano anterior. No Brasil, 800 mil pessoas pediram permissão de entrada em solo norte-americano, com um crescimento de 42%. Por isso, os EUA consideram a China e o Brasil como os dois maiores e mais potenciais mercados de origem de viajantes. Nesse plano de promoção turística, o governo norte-americano providenciou diversas medidas favoráveis, tais como a isenção de entrevista para turistas que já haviam visitado os EUA e mais seções de emissão de visto na China e no Brasil.
O plano de promoção turística foi elogiado pelo setor turístico do país. O presidente de Disneyland, Bob Iger, disse que recebe muito bem o pacote de medidas.
"Segundo cálculo, cada recepção de 65 turistas internacionais pode criar uma chance de emprego no país. Do ponto de vista da Disney, podemos criar mais empregos se recebermos mais turistas internacionais. Por isso, o plano é muito significativo tanto para nossa empresa como para a economia norte-americana, especialmente para a elevação da taxa de emprego."
O turismo é uma indústria importante nos EUA. Em 2010, 7,5 milhões de pessoas trabalharam no setor, um sexto delas serviu turistas de fora dos EUA. O governo norte-americano espera criar 1 milhão de chances de emprego nos próximos dez anos através do plano de promoção turística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário