sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mais de 50 mil pessoas saem da informalidade no CE


Pesquisas apontam que o empreendedor cearense está saindo da informalidade e abrindo seu próprio negócio, sendo maioria as mulheres.Ótima notícia para o mercado cearense.Confira!

Mais 50 mil pessoas no Ceará legalizaram os próprios negócios após o Governo Federal ter lançado um programa para ajudar quem trabalha por contra própria há dois anos. Para ser um empreendedor individual, é preciso ganhar R$ 36 mil por ano (em média R$ 3 mil por mês). "No Ceará, nós calculamos cerca de 400 mil empreendedores no mercado informal. Quando esse patamar aumentar, poderá beneficiar muito mais", diz o diretor técnico do Sebrae, Alcir Porto.

Para incentivar os brasileiros a sair da informalidade, o processo para virar empreendedor individual pode ser feito em casa. As mulheres estão surpreendendo no mercado empreendedor do Estado. O perfil da maioria dos empreendedores brasileiros inclui 53% de mulheres, sendo 57% delas com idade de até 39 anos. "Ao entrar no empreendedorismo, a mulher está levando algumas características dela, o que é o cuidado na gestão, o cuidado com as finanças", afirma Alcir Porto.

A artesã Rosa Farias se registrou há um ano e meio e desde então acumula cursos, com 11 certificados. Atualmente, ela trabalha sozinha, mas não descarta planos de contratar outra pessoa. "Só pode um funcionário e eu já estou me organizando pra isso, porque já está ficando pequeno para atender cliente, organizar", conta Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário