terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PIB chinês totalizou cerca de US$ 5,9 trilhões em 2010

Clarissa Mangueira, da Agência Estado

PEQUIM - O Produto Interno Bruto (PIB) da China totalizou mais de 39 trilhões de yuans (US$ 5,9 trilhões) no ano passado, contabilizando por 8,5% do crescimento global e superando o Japão como a segunda maior economia do mundo, afirmou o vice-diretor do comitê de finanças e economia, Yin Zhongqing.

O PIB chinês cresceu provavelmente 9,2% no quarto trimestre de 2010, em comparação com o mesmo período do ano anterior, desacelerando em relação à expansão de 9,6% no terceiro trimestre, de acordo com a média das previsões de 13 economistas. Em 2010, a economia da China cresceu provavelmente 10,1%, superando alta da 9,2% em 2009.

Zhongqing disse, durante um fórum, que o yuan enfrenta uma forte pressão de valorização e que a China enfrenta desafios provenientes dos fluxos de capital especulativo. Ele acrescentou ainda que os EUA estão usando o enfraquecimento do dólar para reduzir sua dívida externa.

Dados oficiais, previstos para serem divulgados na quinta-feira, deverão mostrar provavelmente que a inflação recuou em dezembro no país, visto que o governo chinês intensificou seus esforços para apertar sua política monetária. As informações são da Dow Jones.


Nenhum comentário:

Postar um comentário